NOTAS DE ESTUDO

Notas de Estudo IV

Manifesto do Partido Comunista

Notas de Estudo

IV

Há alguma relação directa entre as propostas teóricas e estratégicas do Manifesto do Partido Comunista e as lutas operárias que o antecederam na Europa?

__ * __

Que há uma relação directa entre as propostas do Manifesto e as lutas operárias que o antecederam na Europa é coisa que se deduz do preâmbulo do próprioManifesto: “Um espectro ronda a Europa: o espectro do comunismo. Todas as forças da velha Europa se uniram numa Santa Aliança para acossar esse espectro: o papa e o czar, Metternich e Guizot, os radicais franceses e os polícias alemães”.

E é justamente dessa luta entre o movimento operário e as forças reaccionárias que Marx e Engels extraiem um duplo ensinamento:

por um lado, que o comunismo já é reconhecido como uma força por todas as potências da Europa; e

por outro lado, que já é hora de os comunistas exporem, perante o mundo inteiro, as suas concepções, os seus fins e as suas aspirações; de oporem à lenda do espectro comunista um manifesto do próprio Partido.

Há pois uma articulação directa entre a prática e a teoria do movimento operário revolucionário.

28.01.2016

Luta Popular

Luta Popular on line

Aceda ao Luta Popular e fique
a par das últimas noticias:

Biblioteca Vermelha

Um redobrado empenho no estudo do marxismo, dos textos em que se condensa a experiência histórica das revoluções passadas e também daqueles em que se perspectivam novos combates pelo socialismo e pelo comunismo, constitui hoje um dever indeclinável de todos os revolucionários.

Entrar na Biblioteca Vermelha

 

Ribeiro Santos

A morte de Ribeiro Santos (durante uma reunião de estudantes contra a repressão fascista de Caetano, realizada em 12 de Outubro de 1972 na Faculdade de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa) constituiu um marco decisivo e de viragem no movimento popular e revolucionário contra a ditadura e a guerra colonial-imperialista que viria a atingir o seu auge em 1974.