NOTAS DE ESTUDO

Notas de Estudo V

Manifesto do Partido Comunista

Notas de Estudo

V

Quais foram as principais lutas operárias revolucionárias de massas que antecederam a publicação doManifesto e o influenciaram?

__ * __

Manifesto do Partido Comunista foi publicado em Fevereiro de 1847, ou seja, no quadro económico, social e político da Primeira Grande Revolução Industrial.

Naqueles países onde se expandiu a Primeira Grande Revolução Industrial – Inglaterra e França, nomeadamente –, expandiram-se também a classe operária moderna e todos os movimentos políticos e sociais ligados ao nascente movimento operário.

A Revolução Industrial foi um conjunto de profundas mudanças ocorridas na Europa, sobretudo na Inglaterra e na França, nos séculos XVIII e XIX, que substituíram o trabalho artesanal pelo trabalho assalariado, a manufactura pela maquinofactura, com a invenção da máquina a vapor e do comboio. Tudo se passou entre 1760 e 1840.

O primeiro grande sinal de um movimento revolucionário de massas é dado pelo massacre de Peterloo, em 16 de Agosto de 1819, na localidade de Saint Peter's Field, em Manchester, onde um Regimento de Cavalaria da Guarda Real carregou sobre uma multidão de 80 000 pessoas desarmadas (homens, mulheres, velhos e crianças) que pacificamente exigiam a reforma da representação parlamentar e o direito de voto. Foram mortas ou gravemente feridas cerca de 800 pessoas, na sua maioria operários das indústrias do algodão.

Foi o começo da mobilização e insurreição do movimento operário britânico em torno de questões políticas contra os conservadores... A sarcástica expressão Massacre de Peterloo, inventada pelos operários, ligou o combate de Saint Peter's Field (campo de São Pedro) à batalha de Waterloo (campo de Waterloo) na Bélgica, quatro anos antes, a 18 de Junho de 1815, onde o Duque de Wellington derrotou e aprisionou Napoleão Bonaparte. Depois de Waterloo, Peterloo…

(continua)

02.02.2016

Luta Popular

Luta Popular on line

Aceda ao Luta Popular e fique
a par das últimas noticias:

Biblioteca Vermelha

Um redobrado empenho no estudo do marxismo, dos textos em que se condensa a experiência histórica das revoluções passadas e também daqueles em que se perspectivam novos combates pelo socialismo e pelo comunismo, constitui hoje um dever indeclinável de todos os revolucionários.

Entrar na Biblioteca Vermelha

 

Ribeiro Santos

A morte de Ribeiro Santos (durante uma reunião de estudantes contra a repressão fascista de Caetano, realizada em 12 de Outubro de 1972 na Faculdade de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa) constituiu um marco decisivo e de viragem no movimento popular e revolucionário contra a ditadura e a guerra colonial-imperialista que viria a atingir o seu auge em 1974.